SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

22.08.2017

Um sistema de detecção e alarme de incêndio é um conjunto de elementos planejadamente dispostos e adequadamente interligados para detectar precocemente princípios de incêndio, fornecer sinalizações audiovisuais e comandar dispositivos.

A central de alarme é responsável por coletar a informação de estado dos detectores e, em caso de verificar uma situação de alarme, ativar os sinalizadores.

 

 

Os Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio são compostos de alguns elementos básicos, entre eles estão:

  • Central de Alarme e Detecção;

  • Detectores;

  • Acionadores Manuais;

  • Sinalizadores;

  • Módulos de entrada e saída.

 

Além do alarme, também verifica falhas na instalação, como curto-circuito, cabeamento rompido, entre outras.

 

As centrais de alarme classificam-se em endereçadas ou convencionais.

 

 

 

CENTRAIS DE ALARME DE INCÊNDIO - ENDEREÇÁVEIS 

 

Os painéis de detecção e alarme de incêndio são equipamentos de controle com tecnologia inteligente que podem ser configurados para 1, 2 ou 4 laços de operação. Possuem display gráfico, fornecendo uma interface de operação simples. Os recursos de programação de causa e efeito e funções de controle disponíveis tornam os painel adequados para uma variada faixa de projetos,. Indicadas para médias e grandes instalações, os tipos de Centrais de Alarme de Incêndio Endereçáveis variam de acordo com a necessidade e o tamanho do projeto.

O modelo ideal de central de alarme de incêndio endereçável para cada tipo de obra vai variar de acordo com a quantidade de pontos de detecção e alarme que existe na obra, de acordo com a disposição física em que estes dispositivos estarão espalhados pelo local e de acordo com a necessidade de automação do local, muitas vezes necessitando de módulos e acessórios.

Para uma instalação estar em conformidade com a NBR 17240, é obrigatório que os equipamentos de alarme e detecção de incêndio estejam ligados especificamente em uma Central de Alarme de Incêndio. Centrais de alarme comuns residenciais e painéis elétricos adaptados não são aceitos pela norma.

 

SENSORES E DETECTORES DE INCÊNDIO – ENDEREÇÁVEIS

 

Divididos em 04 Categorias, os Detectores de Incêndio do tipo Endereçável recebem as seguintes denominações: Detectores de Fumaça, Temperatura ou Termovelocimétricos, Chama e Gás.

Cada um destes modelos possui aplicações e características específicas, com a finalidade de identificar de forma automática todos os diferentes fatores que podem se transforar em princípios de incêndio em uma edificação.

A ligação destes equipamentos devem ser, obrigatoriamente, em conjunto à uma Central de Alarme de Incêndio convencional.

Os detectores endereçáveis não podem ser ligados em nenhum outro tipo painel elétrico ou centrais de monitoramento, pois os sistemas endereçáveis possuem protocolo de comunicação fechado e se comunicam exclusivamente com a Central de Alarme de Incêndio que possua o mesmo protocolo de comunicação que o detector.

Cada detector endereçável recebe um endereço próprio na central de alarme de incêndio, ou seja, em um princípio de incêndio é possível saber qual o detector exato que entrou em alarme, mesmo existindo mais de um detector por setor.

 

BOTOEIRAS / ACIONADORES MANUAIS DE ALARME DE INCÊNDIO – ENDEREÇÁVEIS

 

Os Acionadores Manuais / Botoeiras de Alarme de Incêndio Endereçáveis somente podem ser ligadas na central de alarme de incêndio endereçável do mesmo modelo da botoeira, pois ambos os produtos possuem protocolo de comunicação fechado

 

É possível conectar acionadores manuais do tipo convencional junto à centrais endereçáveis, desde que se utilize um módulo de endereçamento para realizar a comunicação entre o acionador manual convencional e a central endereçável.

Estes equipamentos tem como única função avisar para a Central de Alarme de Incêndio que existe uma situação emergencial em algum ponto específico da edificação.

Quando os acionadores manuais estão acoplados na central endereçável, cada acionador recebe um endereço “nome” individual e se alguém acioná-lo, a central de alarme de incêndio saberá o exato local onde a botoeira foi ativada, indicando que existe uma possível situação emergencial.

Para que este equipamento avise a Central de Alarme de Incêndio sobre a existência de uma emergência, é preciso que alguma pessoa esteja no local onde existe um princípio de incêndio e, após visualizar a situação de perigo, aperte o botão frontal do Acionador Manual de Alarme de Incêndio.

 

 

MÓDULOS E ACESSÓRIOS – ENDEREÇÁVEIS

 

Na instalação de um Sistema de Alarme de Incêndio Endereçável existem diversas situações e circunstâncias onde é necessário o uso de módulos e acessórios para que se tenha o controle e a automação de dispositivos que não pertencem diretamente ao sistema.

 

 

Como exemplo destes dispositivos podemos citar as portas eletrônicas, bombas de ar ou hidráulicas, etc.

Com o auxílio de módulos, pode-se ligar um detector convencional diretamente no laço do sistema de alarme de incêndio endereçável.

Existe outro módulo que é capaz de criar um laço convencional dentro de um único endereço em uma central endereçável, podendo este laço convencional receber até 20 dispositivos. Este exemplo é muito utilizado lojas de Shoppings Centers.

Outro exemplo de aplicação desses dispositivos é o módulo de controle e automação que atua diretamente em válvulas de fluxo, válvulas solenoides, bombas, portas automáticas e demais dispositivos adaptados à centrais de alarme de incêndio endereçáveis.

Também existem módulos que isolam contra curto circuito e/ou intemperismo físico em um ou mais trechos da fiação, facilitando a identificação de defeitos durante a instalação ou, posteriormente, quando o sistema já estiver funcionando e uma possível pane causada pelo rompimento do cabo, ou qualquer outro tipo de intemperismo físico atingir o sistema.

 

Quer saber mais sobre essa tecnologia inovadora?

 

Entre em contato com a Campoy Tecnologia agora mesmo para conversar com um de nossos consultores.

 

Possuímos uma equipe especializada e motivada para encontrar a melhor solução para seu empreendimento, sempre levando em consideração suas necessidades, objetivos e disponibilidade de recursos.

 

Ficaremos felizes em ajudá-lo!  

 

(11) 3667-6702 ou  comercial@campoy.com.br

Please reload

Posts Destacados

SISTEMA DE MONITORAMENTO COLETIVO DE TEMPERATURA CORPORAL

02.06.2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload

Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

Tel: 011-3667-6702

comercial@campoy.com.br