top of page

Controle de Acesso – Reconhecimento Facial

Ao longo dos anos as áreas de Segurança Patrimonial e Engenharia Predial em geral têm vivenciado importantes avanços tecnológicos que visam garantir a segurança, conforto, praticidade e redução dos custos na operação de empreendimentos prediais.

Um desses avanços sem dúvida é o controle de acesso por Reconhecimento Facial.

Apesar de parecer coisa de ficção científica, o reconhecimento facial para controle de acesso já é uma realidade desde o surgimento das câmeras digitais utilizam recursos de reconhecimento facial para trabalhar o foco, enquadramento e iluminação das fotos tiradas.

Desde então este recurso tem sido desenvolvido e utilizado para várias outras funções, desde vídeo games até câmeras de segurança especiais usadas para reconhecer suspeitos em ambientais superlotados.

Mas como funciona o Reconhecimento Facial?

O Reconhecimento Facial ou Biometria Facial é constituído por uma série de softwares e logaritmos que mapeiam os padrões que existem nos rostos de todas as pessoas, e a partir de informações previamente recolhidas pelo sistema, conseguem distinguir um rosto do outro.

De forma simples, o Reconhecimento Facial funciona como um quebra-cabeça que recolhe as peças (banco de dados) para completar a figura (seu rosto).

No caso do Reconhecimento Facial para controle de acessos, toda vez que alguém precisar ser verificado o sistema procurará pelas peças, e se não encontrar, significa que aquela figura não está registrada e, portanto, não possui permissão para acessar o local.

A imagem acima representa muito bem como os softwares de Reconhecimento Facial funcionam.

Inicialmente o programa mapeia todas as características do rosto, como tamanho dos olhos, nariz e boca; distância entre orelhas e olhos; largura da testa, nariz e lábios; e muitos outros.

Todas essas informações são armazenadas em forma de algoritmos, que no futuro serão comparados às novas informações, de forma muito similar como o cérebro humano funciona.

Por que investir no Reconhecimento Facial?

A instalação de uma tecnologia como esta num empreendimento predial traz inúmeros benefícios, como por exemplo:

Maior segurança no acesso de áreas restritas;

– Maior praticidade e rapidez no acesso de áreas restritas;

– Redução dos custos com mão de obra qualificada;

– Redução dos custos com treinamento de pessoal;

– Diminuição do risco de falha humana;

– Maior sensação de segurança para os funcionários, clientes e visitantes do

empreendimento.

Como se pode observar no vídeo, a câmera integrada com o software de Reconhecimento Facial pode reconhecer rostos se aproximando a partir de 160 cm, e imediatamente compara o rosto com o banco de dados.

Se o resultado for positivo (isto é, existir um rosto semelhante no banco de dados com aquele que foi reconhecido pela câmera), a porta se destrava automaticamente, dispensando intervenção humana ou uso de qualquer dispositivo físico.

Se o software não encontrar nenhum rosto no banco de dados compatível com aquele reconhecido pela câmera, a pessoa pode pedir assistência na portaria.

Agora, se o software reconhecer determinado rosto como uma ameaça ao patrimônio (o sistema pode incluir rostos de procurados pela justiça, por exemplo), um alerta é enviado ao segurança para que as medidas necessárias sejam tomadas de forma ágil e rápida.

Apesar de parecer simples, é importantíssimo instalar um sistema como este através de uma empresa especializada e experiente, que seja capaz de criar um planejamento personalizado e eficaz.

Lembre-se que o que está em jogo é a segurança não só do patrimônio físico, mas também das pessoas presentes nele.

Quer saber mais sobre essa tecnologia que parece ter sido retirada daqueles filmes de ficção científica dos anos 90?

Entre em contato com a Campoy Tecnologia agora mesmo para conversar com um de nossos consultores.

Possuímos uma equipe especializada e motivada para encontrar a melhor solução para seu empreendimento, sempre levando em consideração suas necessidades, objetivos e disponibilidade de recursos.

Ficaremos felizes em ajudá-lo!

(11) 3667-6702 ou comercial@campoy.com.br


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page